Tuna Universitária Afonsina de Loulé vai ter nome em artéria da cidade

Tuna Universitária Afonsina de Loulé vai ter nome em artéria da cidade

No próximo domingo, 1 de dezembro, pelas 10h30, vai ter lugar o descerramento de uma placa toponímica na cidade de Loulé com o nome “Travessa TUALLE”, em homenagem à Tuna Universitária Afonsina de Loulé.

No dia em que esta Tuna assinala 20 anos de existência, o seu nome passará a figurar na toponímia de Loulé, numa artéria que se inicia na Praça da República e termina na Rua Dª Filipa de Vilhena, mesmo no coração do fervilhar da vida universitária nas duas décadas em que as capas académicas coloriam as ruas da cidade.

A Câmara Municipal de Loulé considera que a memória do ensino universitário em Loulé deve ser preservada, uma vez que o Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016) deu uma nova vida à cidade, tendo formado alguns milhares de alunos e permitido criar novas dinâmicas urbanas. “Com o encerramento desta instituição universitária encerra-se um período de conhecimento na cidade, sendo a sua tuna universitária um feliz garante dessa memória académica”, consideram os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé que pretendem, passados três anos do encerramento daquela instituição universitária, homenagear a sua Tuna.

Refira-se que, também no âmbito das celebrações do 20º aniversário da TUALLE, o Cine-Teatro Louletano recebe no sábado, 30 de novembro, pelas 21h30, um espetáculo comemorativo de música e muitas surpresas.

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé continua a ser uma digna representante do extinto Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016). Foi fundada a 1 de dezembro de 1999, num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé – Café Calcinha – ,por cinco estudantes do Instituto: Emiliano da Silva, João Rodrigues, Júlio Miguel Guerreiro, Carlos Viegas e Hugo Lopes. Desde aí a Tuna tem tido várias atuações pelas diversas regiões de Portugal, desde Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Com o espírito académico dos seus elementos e através da música leva a todos os recantos a alegria, boa disposição algarvia, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé. Promove há já alguns anos o Festival FITUALLE.

Categories: CULTURA, LOULÉ, NOTICIAS